O que é Glaucoma?

É uma doença crônica que afeta o nervo óptico, uma das principais estruturas do olho.

COMPARTILHE

Voltar

É uma doença crônica que afeta o nervo óptico, uma das principais estruturas do olho. O aumento da pressão intra-ocular pode ser um fator significativo para o aparecimento do glaucoma.

Estima-se que no Brasil existam cerca de 985 mil pessoas portadoras de glaucoma, embora o número deva ser bem mais elevado, uma vez que calcula-se que 50% dos portadores ignoram a doença.1

Sintomas2

A forma mais comum do glaucoma (glaucoma primário de ângulo aberto) dificilmente apresenta sintomas na fase inicial da doença. Em fases mais avançadas, com o maior comprometimento do campo visual, podem-se perceber dificuldades nas mais simples tarefas do dia a dia, podendo estar mais vulnerável a sofrer acidentes por não identificar objetos ou obstáculos durante a movimentação.

Dessa forma, pessoas dos grupos de maior risco devem fazer exames oftalmológicos para monitoramento da doença e repeti-lo periodicamente

Grupos de maior risco1

  • Diabéticos
  • Pessoas acima dos 40 anos
  • Pessoas com alto grau de miopia
  • Afro-descendentes
  • Herança genética
  • Hipertensão Arterial

Tratamento3

Muitos avanços científicos estão em progresso, para detectar , tratar e prevenir a perda de visão dos pacientes com glaucoma, pesquisadores descobriram que genes poderiam ajudar a explicar como o glaucoma danifica os olhos, o futuro é promissor e na atualidade os medicamentos sob a forma de colírios são o tratamento mais comum para o glaucoma.

Utilizados com disciplina e regularidade, estes colírios regulam a pressão dos olhos. Alguns medicamentos fazem com que o olho produza menos humor aquoso, líquido responsável por nutrir o cristalino, córnea e regular a pressão interna dos olhos, outros diminuem a pressão ocular ajudando o escoamento do humor aquoso. O uso correto do colírio é indicado para reduzir a pressão do olho lentamente, ajudando a preservar a visão. Para maioria das pessoas com glaucoma, o uso regular dos medicamentos controlará o aumento da pressão, visite regularmente seu oftalmologista.

Fonte: 1- Sociedade Brasileira de Oftalmologia: http://www.sboportal.org.br/.2- The Glaucoma Research Foundation. http://www.glaucoma.org/gleams/what-are-the-symptoms-of-glaucoma. php. 3- The National Eye Institute (NEI). 3º Consenso Brasileiro de Glaucoma Primário de Ângulo Aberto: https://nei.nih.gov/health/glaucoma/glaucoma_facts.

Publicado: 29/10/2018


Próximo